SEJAM BEM VINDOS

A alimentação é o principal meio de nutrir nosso organismo e prevenir de doenças. Por isso, alimentação saudável e equilibrada é coisa séria. Desta forma, este espaço foi criado para oferecer informações sobre o alimento e suas funcionalidades no organismo.
Espero que gostem e que sirva de incentivo para mudanças de hábitos!!!

segunda-feira, 14 de março de 2011

Principais tipos de gorduras: Conheça as variedades e entenda a diferença entre elas...





Saturada - COMA MENOS
A gordura saturada é o tipo de gordura encontrada em alimentos de origem animal, carnes, manteigas e derivados de leite.
A gordura saturada é a principal responsável pela aterosclerose.Eleva o nível de produção de LDL ("colesterol ruím") gerando assim, placas de ateroma, aumentando as chances de acontecer ataque cardíaco e derrame cerebral.
Dica: Prefira carnes magras, leite e derivados desnatados.


Insaturada - COMA MAIS
As maiores representantes são as mono e as poli-insaturadas.
Monoinsaturadas
A gordura monoinsaturada também chamada de ômega-9 tem como benefício controlar os níveis de colesterol (LDL e colesterol total).
Encontram-se no azeite de oliva extra virgem e processado à frio, óleo de canola, abacate, nozes, castanhas e sementes (girassol, gergelim, linhaça,abóbora.


Poli-insaturada
Entre as poli-insaturadas temos o ômega-3 que está presente em peixes como o salmão. Já o ômega-6 está presente em óleos vegetais. Ambos protegem contra os males cardiovasculares.




Trans ou hidrogenadas - COMA MENOS
são produzidas artificialmente e adicionadas à maioria dos produtos industrializados como: biscoitos recheados, salgadinhos, maionese, sorvetes, margarinas, também em sopas e bolos industrializados.
Agem como as saturadas, porém com um agravante, além de elevar os teores de LDL, o colesterol ruim, reduzem os níveis de HDL, o bom.

Um comentário:

  1. Oi Dra. e amiga Daiana! Sucesso com seu blog, ele está lindo!! Nossa profissão é essencial e merece mesmo que nós demos destaque para aquilo que aprendemos e acreditamos ser positivo para a melhora da qualidade de vida das pessoas.
    Beijos linda!!
    Saudades de você.

    Angela Arantes

    ResponderExcluir